Formiguenses participam de anúncio de novas linhas de financiamentos para municípios

Publicado em: 23 de abril de 2013

bdmg

Uma comitiva de formiguenses composta por representantes do executivo, legislativo e lideranças comunitárias, participaram na Cidade Administrativa de Minas Gerais, junto ao governador Antonio Anastasia na última segunda-feira (22), do anúncio a prefeitos do Estado, de R$ 700 milhões para financiar obras de infraestrutura, saneamento e compra de maquinário, por meio de novas linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

“Estamos fazendo um lançamento, que representa grande esforço para melhorar a gestão municipal. Permitirá especialmente a municípios médios e menores elaborar projetos e apresentar boas sugestões onde os recursos existem, como por exemplo o BDMG”, afirmou Anastasia. Equipes do corpo técnico do governo, do Canal Minas Saúde e da Escola de Governo Fundação João Pinheiro vão capacitar servidores das cidades para realizarem projetos na área de gestão pública.

Em relação aos recursos do BDMG, segundo o prefeito Moacir Ribeiro, a verba que cada prefeitura poderá ter acesso vai depender do número de habitantes, podendo variar entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões.

Segundo o presidente do BDMG, Matheus Cotta, na adesão, os municípios deverão comprovar que estão dentro do limite de endividamento permitido pelo governo federal. “Garantindo a aplicação eficiente dos recursos, teremos o melhor atendimento ao cidadão. É o maior programa da história do banco”, disse.

Para o presidente da Câmara de Formiga, Josino Bernardes, o programa e o crédito representam uma ótima oportunidade de qualificação e de gestão das prefeituras.

Estavam presentes os vereadores: Arnaldo Gontijo, Juarez Carvalho, Josino Bernardes e Piruca. Também acompanhados do líder comunitário, João do Povo e do suplente de vereador Tião Rangel.

Representando o Executivo estavam presentes o prefeito Moacir Ribeiro, o Secretário de Saúde, Rafael Tomé e o Secretário de Educação Geraldo Reginaldo, acompanhados do Deputado Federal Marcos Montes.