Notícias

Formiga inaugura Aterro Sanitário

Publicado em: 21 de novembro de 2010

aterrosanitario_028

aterrosanitario_028Cerca de 200 pessoas acompanharam a inauguração e puderam conhecer toda estrutura do aterro. É um projeto moderno que atende todas as normas ambientais, dentre elas, respeitar os limites de 500 metros de comunidades e 300 metros de mananciais. Conforme o projeto, serão construídas sete plataformas, sendo que, uma delas já está pronta e preparada para receber o lixo, com área média de 16 mil m² cada, além de outras edificações. A obra atenderá o Município com total segurança por 21 anos. O custo da obra foi de cerca de R$ 2 milhões de reais e levou 2 anos para ser construída em Formiga.

aterrosanitario_040Durante os pronunciamentos, foram enfatizados diversos pontos, como a importância do Aterro Sanitário, as dificuldades para sua implantação, os benefícios dessa obra e a necessidade de participação da comunidade para contribuir por meio da entrega seletiva.

A inauguração contou com a presença do Secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, que veio a Formiga representando o governador Aécio Neves.

“Sei da luta de vocês e não poderia deixar de prestigiar. A instalação desse aterro é uma iniciativa muito importante, fundamental para o meio ambiente e para a saúde. Os lixões são focos de doença que precisam ser estirpados. Agora que a Prefeitura fez o aterro é preciso também fazer um chamamento da comunidade para que façam também sua parte, separando o lixo. Uma cidade verdadeiramente limpa não é aquela que tem um aterro sanitário e sim uma cidade onde a população não suja”, disse José Carlos Carvalho.

aterrosanitario_008Além do Secretário de Estado, estiveram presentes também : o coordenador do Gescom/Ministério do Meio Ambiente -MMA, Renê Vilella, representanto o minsitro do Meio Ambiente, Carlos Minc; secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, prefeito Aluísio Veloso, secretário de Gestão Ambiental Paulo Coelho; representante do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, João Carlos Costa Oliveira; representantes da Superintendência Regional do Alto São Francisco (Supram), Maria Cláudia e Daniel Arruda; vereadores Reginaldo Henrique dos Santos/PCdoB, Gonçalo Faria/PSB, Eugênio Vilela/PV, os peemedebistas Mauro César, Moacir Ribeiro e Rosimeire Mendonça; ex-secretário de Gestão aterrosanitario_001Ambiental e iniciador do projeto do aterro, Edson Toledo; engenheira civil Luana Resende e Silva; presidente da Recifor, Francisco Carlos da Silva (Chicão).

Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: