Formiga busca Polo de Inovação Tecnológica

Publicado em: 22 de dezembro de 2014

ifmg

Formiga está trabalhando para implantar na cidade um Polo de Inovação Tecnológica na área de engenharia automotiva. Elaborado pelo Campus Formiga do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais), o projeto conta com a parceria da Fiat; da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial); da Prefeitura e da Câmara Municipal.

Cinco municípios serão contemplados com esse polo no Brasil. A princípio, 25 cidades estavam concorrendo, após chamada pública feita pela Embrapii. Esse número vem caindo e Formiga continua avançando nas etapas.

Caso a cidade seja contemplada, a Prefeitura já se comprometeu a doar um terreno em localização privilegiada e estratégica para possibilitar a instalação do polo. “A Administração Municipal dará todo o apoio necessário para que a cidade obtenha esta grande conquista”, comentou o prefeito Moacir Ribeiro.

Segundo o diretor-geral do Campus Formiga do IFMG, Robson Ferreira, os projetos dos municípios participantes já estão protocolados em Brasília desde o dia 25 de novembro para análise pela equipe técnica da Embrapii. “Estamos confiantes e trabalhando muito pela aprovação. A Prefeitura está sendo extremamente solícita em nos ajudar a termos as condições necessárias para continuarmos avançando no processo de seleção”, afirmou.

No dia 22 de janeiro, técnicos da Embrapii estarão em Formiga para uma vistoria e para conhecer melhor o projeto e áreas onde ele pode ser implantando. A proposta é que o polo produza tecnologia de ponta para a indústria automotiva. Caso haja a aprovação, o investimento na cidade seria da ordem de R$ 9 milhões, sendo R$ 3 milhões do IFMG, R$ 3 milhões da Fiat e R$ 3 milhões da Embrapii.

Parceria

Na tarde de quarta-feira, dia 17, o prefeito Moacir Ribeiro recebeu em seu gabinete o diretor do campus Formiga do IFMG e o presidente da Câmara, Juarez Carvalho. Também participou da reunião o chefe de Gabinete, José Terra de Oliveira Júnior. Na ocasião, foram discutidos detalhes do projeto e fortalecida a parceria entre as instituições na busca dessa conquista para a cidade.

Robson Ferreira explicou ainda que o instituto pretende instalar uma incubadora de empresas no município.

Fonte: Prefeitura Municipal de Formiga