Em reunião na Câmara, secretário de Desenvolvimento Humano apresenta medidas adotadas durante pandemia

Publicado em: 27 de maio de 2020

Em visita de cortesia realizada ao presidente da Câmara Municipal de Formiga, Mauro César, na tarde de hoje, o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Rui Palomo, apresentou as medidas adotadas pela pasta para garantir à população a continuação dos serviços de assistência social durante a pandemia de Covid-19.

“Desde o início das restrições, a nossa prioridade foi manter o auxílio aos mais necessitados. As famílias de baixa renda cadastradas junto ao Banco de Alimentos e às unidades do Cras no Município estão sendo assistidas com cestas básicas, sendo que cada unidade dos centros de referência, no total são seis, está repassando de 25 a 30 cestas por semana”, explicou Rui.

O secretário ainda contou que dois projetos foram iniciados durante a pandemia, o Humanizando 1 e o Humanizando 2. O primeiro visa ajudar os idosos cadastrados no Centro de Convivência do Idoso a ficarem em casa durante o período de isolamento. “O intuito é que os idosos fiquem em suas residências. Por isso, levamos a eles a cesta verde, que é organizada com o Banco de Alimentos, e disponibilizamos um carro para levar compras ou auxiliar em outra atividade que teria de ser feita na rua”.

O Humanizando 2 consiste na utilização das máquinas de costura do Cedesc, situado no Bairro Cidade Nova, para que voluntários confeccionem máscaras que são distribuídas para servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e moradores da região.

Ônibus

Rui aproveitou a oportunidade para atualizar Mauro César sobre o andamento da aquisição de um ônibus para o Centro de Convivência do Idoso. “A licitação para a compra do veículo já foi realizada. A empresa vencedora foi contratada com o preço de pouco mais de R$ 290 mil. O restante do valor que foi repassado à secretaria será utilizado na plotagem e manutenção do ônibus, além da compra de lanche para os idosos levarem nos passeios”.

O recurso para aquisição do veículo foi repassado pela Secretaria Nacional de Promoção de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, comandada pelo formiguense Toninho Costa, a pedido do prefeito e do atual presidente da Câmara.

Mauro parabenizou o secretário e sua equipe. “Eles vêm desenvolvendo um excelente trabalho nessa importante pasta, fundamental no apoio para suprir as necessidades das pessoas carentes e na implantação de políticas públicas de assistência social”.