Decretada situação de emergência em virtude da seca em Formiga

Publicado em: 18 de setembro de 2017

Decreto 2

Devido à grande seca que afeta o abastecimento d’água em Formiga, o prefeito Eugênio Vilela decretou hoje, dia 15, situação de emergência no Município.

O decreto explica que em condições normais, para abastecer toda a população da cidade, são captados no Rio Formiga 15 milhões de litros/dia de água bruta para tratamento, que somados ao adicional dos poços artesianos, perfaz um total de 19 milhões de litros/dia. Mas que, atualmente, a captação e o tratamento de água bruta superficial está em 8,5 milhões de litros/dia, portanto, quase 60% (cinquenta por cento) abaixo do nível adequado.

Também é ressaltado que não há previsão, segundo os institutos de meteorologia, de chuvas na região de Formiga para o mês de setembro, além de ser considerada insuficiente a quantidade de caminhões-pipa para atendimento aos órgãos públicos e às situações extremas de residências que se localizam nas partes mais elevadas da cidade.

Por isso, a necessidade do decreto. Através dele, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens, de prestação de serviços e de obras necessários às atividades de resposta ao desastre; autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação do Saae e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil; e fica autorizada a contratação de pessoal de forma emergencial para suprir a necessidade de resposta ao desastre.

O prazo de vigência do decreto é de até 180 dias.

Economia

O Saae alerta à população que é fundamental valorizar a água que possui na caixa d’água. Por isso, economizar e reaproveitar a água são medidas muito importantes. Veja abaixo dicas para não desperdiçar:

– Deixe a torneira desligada ao escovar os dentes. Aberta, o gasto é 20 litros por minuto.

– Não demore no banho e desligue o chuveiro ao se ensaboar.

– Reutilize a água da máquina de lavar roupas para lavar pisos e regar plantas. Se possível, acumule a roupa para lavar todas de uma vez. Uma lavadora de 5 quilos consome 135 litros de água por uso.

– Não lavar calçadas, ruas e carros.

– Ao limpar o aquário, use a água para regar as plantas. Essa água contém nutrientes que fazem bem às plantas.

– Cuidado com os vazamentos e a manutenção da casa: uma torneira gotejando pode desperdiçar 46 litros de água por dia.