Notícias

Comissão de Saúde: fiscalizações apontam descaso com população e imóveis em péssimo estados de conservação

Publicado em: 26 de maio de 2023

A Comissão Especial de Saúde composta pelos vereadores: Cid Corrêa (presidente), Joice Alvarenga (relatora) e Cabo Cunha (membro) já apontam nos primeiros relatórios de fiscalização, situações estarrecedoras por parte dos parlamentares, quando passaram pela UBS do Rosário, onde aloca as unidades I e II.

Na Unidade Básica do Rosário, foram apontados situações deploráveis, em especial, no imóvel que abriga duas UBS com duas equipes do Programa Saúde da Família, para referência de uma população de aproximadamente 10 mil pessoas. “Além das péssimas condições na infraestrutura do local, há falta de insumos importantes na prestação dos serviços de saúde. Servidores e pacientes precisam serem valorizados para que a saúde seja de qualidade”, apontou a relatora da comissão, já na primeira visita.

O vereador Cid Corrêa, também comentou sobre as circunstâncias da UBS do Rosário. “É lamentável a situação que nossos servidores e a população são submetidos. Um descaso total por parte da administração. O povo formiguense não merece ser tratado dessa forma. Dá até um aperto no peito de saber que várias pessoas utilizam e trabalham neste local tão insalubre”, comentou o presidente da comissão.

Conforme o membro da comissão, Cabo Cunha, eles têm o prazo de um mês para catalogar tudo o que vem ocorrendo na Saúde do município, e após, encaminhar às demais autoridades. “Não podemos nos silenciar. Não podemos nos omitir diante de todas as gravidades jamais vistas que estão ocorrendo na cidade de Formiga”, disse o vereador.

A Comissão foi criada por meio de um requerimento do vereador Juarez Carvalho, para levantar, em 30 dias, que podem ser estendidos pelo mesmo período em caso de necessidade, informações sobre o funcionamento das 31 Unidades Básicas de Saúde e a Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

UBS Georges Khouri – Bairro Geraldo Veloso

Na UBS do Geraldo Veloso, o atendimento atinge cerca de 4.100 pessoas. O prédio relativamente chama a atenção para a precariedade na sua manutenção. O problema do telhado provoca infiltrações que mofaram paredes e estragaram equipamentos. Além disso, o consultório odontológico está praticamente abandonado, já que não há equipe para atender a população.

A reforma nas unidades de saúde é necessidade incontestável, inclusive nos prédios mais novos. Essas e outras percepções, inclusive de assistência à saúde, estarão nas análises e relatórios para a tomada de providências.

 

UBS Souza e Silva

No bairro Souza e Silva, a queixa da Unidade e também constatado pela comissão, são os desrespeitos com os profissionais psicólogos e dentistas deste posto. Os formiguenses que passam pelo atendimento psicológico são atendidos em um local que não é o adequado. Os atendimentos odontológicos estão prejudicados por falta de material.

Ainda foram apontados paredes mofadas, portas estragadas, pisos quebrados, armários enferrujados, entre outros.

 

Demandas à Comissão

Constantemente, a Comissão está recebendo demandas e mais demandas da população, principalmente com urgência para cirurgias, cirurgias eletivas, exames, serviços ginecológicos e atenção à saúde da mulher. A Comissão pede uma resposta urgente do governo municipal para esses pedidos.

Encontro com autoridades

A Comissão Especial de Saúde, além das fiscalizações, provocou uma importante reunião com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, Poder Legislativo, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde e Santa Casa de Formiga. Com o trancamento da pauta de votações da Câmara Municipal, na última segunda-feira,22 de maio, em virtude dos atrasos de repasses ao hospital, por parte do Executivo, a Comissão entendeu urgente promover um momento de esclarecimento dos processos de contratação de serviços hospitalares e respectivos pagamentos.

Na ocasião, os vereadores presentes cobraram agilidade no processo burocrático municipal, uma vez que, demonstrando documentos, quando a Prefeitura entende importante, ela acelera os processos. Ao final, o secretário de saúde, Gleison Frade, se comprometeu a aperfeiçoar o processo de pagamento, ao passo que os parlamentares, continuará acompanhando e fiscalização para garantir agilidade nos repasse de recursos, tão necessários para evitar suspensão de serviços hospitalares.

Participaram da reunião: presença do secretário municipal de Saúde, Gleison Frade, o, representante do Ministério Público, o promotor Guilherme Salles, os gestores da Santa Casa, Myrian Coelho, Marcos Caetano e Meila Tassiane, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, André Carvalho, servidores da secretaria de Saúde, o presidente da Câmara, Marcelo Fernandes, os vereadores: Juarez Carvalho, Flávio Martins, Luiz Carlos Tocão, Cid Correia (presidente da CES), Joice Alvarenga (relatora da CES) e Cabo Cunha (membro da CES) e o jornalista da 93 Play, Flaviano Costa. Os assessores dos vereadores Luciano do Gás (Luciene Morais) e Osânia Silva (Sandra Mosquito) também estavam presentes na reunião, representando seus parlamentares.

Secretaria Municipal de Saúde

Dias após iniciado os trabalhos da Comissão Especial de Saúde, houve uma publicação na imprensa e nos órgãos oficiais da Prefeitura, que o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Saúde, investirá R$2.288.637,66 nas melhorias dos postos. Das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS) existentes em Formiga (15 na zona urbana e 16 na zona rural), 27 delas passarão por reformas.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde começou na segunda quinzena de maio, a segunda etapa do plano de reforma e estruturação das Unidades Básicas de Saúde do município. No início da gestão do secretário Gleison Frade, em abril, foi iniciada a primeira fase do plano, na qual foi feito um levantamento das condições das unidades da zona urbana e rural, sendo que as reformas em alguns postos de saúde da zona rural já foram iniciadas.

Nessa segunda etapa do plano, a equipe realizará novas visitas e estudos para verificar os equipamentos que podem ser reformados e para iniciar a compra de novos móveis, equipamentos e materiais.

Segundo a equipe gestora da Saúde, as pequenas reformas já serão iniciadas. As Unidades Básicas de Saúde que necessitam de obras mais complexas, como nos bairros Rosário e Água Vermelha, receberão, no momento, trabalhos de manutenção até que seja contratada, por meio de processo licitatório, uma empresa especializada.

Conforme a pasta, cerca de 35 mil atendimentos são feitos mensalmente nas UBs de Formiga. No total, as unidades contam com 252 servidores.

 

Fonte: www.formiga.mg.gov.br/noticias

 

Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: