Câmara se reúne com Conselho Municipal de Assistência Social

Publicado em: 9 de junho de 2016

IMG 7197

Na tarde desta quarta-feira, 08 de junho, a Câmara Municipal se reuniu com representantes do CMAS- Conselho Municipal de Assistência Social de Formiga. O encontro foi solicitado pelo CMAS para tratar de assuntos de interesse da população. Participaram da reunião o Presidente da Câmara Municipal Evandro Donizeth da Cunha (Piruca); a vereadora Débora Brás; os assessores dos vereadores: Arnaldo Gontijo, Flávio Couto, Juarez Carvalho e Rogerinho do Fórum; a secretária geral da CMF Flávia Teresa da Silva Ferreira; a assistente social da CMF Maria Cristina Labela Carvalho; a secretária executiva do CMAS Meirilele; a representante da sociedade civil Lindamara; a representante dos usuários Fernanda, e a Presidente do CMAS Anna Carolina.

Na reunião foram tratados assuntos como o cumprimento da Lei Complementar nº 137, de a18 de agosto de 2014, que criou cargos de Coordenador do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, sendo que um destes cargos contratados foi para o CRAS-III que seria implantado no Bairro Souza e Silva, que não está em funcionamento.

Outro assunto abordado foi o esclarecimento acerca dos serviços de ornamentação funerária, que estavam em falta no município, e sendo exaustivamente cobrados pelo Legislativo. De acordo com o CMAS, mesmo que o enxoval funeral deva ser comprado com recursos próprios do município, o CMAS, aprovou uma reprogramação dos recursos do Piso Mineiro (recurso estadual) para a compra de 450 urnas e 250 pacotes de flores.

A reestruturação do Projeto que regulamenta o serviço de Atendimento ao Migrante, realizado pelo CREAS, também esteve em pauta.

Ao final da reunião o Presidente da Câmara convidou o Conselho para visitar as instalações onde deveria ser instalado o CRAS III, no Bairro Souza e Silva, local que foi cedido pela comunidade à Prefeitura para funcionamento do Centro. De Referência. A visita ficou agendada para a próxima sexta-feira, dia 10, às 16h00.

Evandro Donizeth reafirmou a parceria entre CMAS e Câmara e colocou a Câmara a disposição do Conselho, cuja nova gestão tomou posse em março deste ano.

CMAS

Conselho Municipal de Assistência Social é um órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil, com poderes deliberativo, normativo e controlador da política pública da área. Entre as suas principais atribuições estão a definição de diretrizes e prioridades da Política Municipal de Assistência Social, que garantam a proteção, promoção e inclusão social dos segmentos mais vulneráveis da população, além de acompanhar, controlar e fiscalizar a execução das ações.IMG 7201