Notícias

Câmara promove reunião para debater assuntos relacionados à ferrovia que cruza Formiga

Publicado em: 27 de fevereiro de 2020

A sala da presidência da Câmara Municipal de Formiga foi palco, na tarde de hoje, dia 27, de importante reunião para debater assuntos relacionados à linha férrea que cruza a cidade. O presidente da Casa, Mauro César, foi o anfitrião do encontro, que ainda contou com a presença da promotora de Justiça Clarissa Gobbo dos Santos, do chefe de Gabinete do Município, Jaderson Teixeira, do assessor jurídico da Câmara, Antônio Monteiro Júnior, do jornalista Paulo Coelho, e de cinco funcionários da VLI, empresa responsável pela linha férrea.

Os dois principais temas tratados na reunião foram o processo de reintegração de posse que a empresa está movendo contra alguns moradores do Bairro Vargem Grande e o prejuízo causado pela VLI ao Município, que mantém guariteiros para cuidarem da segurança nas passagens de nível, que são de responsabilidade da empresa. Tal fato gera um custo de R$ 7 milhões por quadriênio aos cofres públicos.

Sobre as ações na Justiça, os funcionários da empresa garantiram que não se trata de retaliação à cidade, já que processos semelhantes estão sendo movidos em outros municípios.

Em relação aos guariteiros, a promotora Clarissa Gobbo disse que vai dar andamento ao inquérito instaurado para averiguar possível prática de improbidade administrativa, tanto do Município como da VLI, já que a Prefeitura de Formiga disponibiliza servidores públicos municipais em desvio de função para atuarem nas guaritas.

Mauro disse que ainda levará o assunto a Brasília. O vereador solicitará reunião no Ministério de Infraestrutura, com a presença de membros do primeiro escalão da VLI, do DNIT e da ANTT, além do deputado federal Zé Silva, que há muito já abraçou essa causa, objetivando que o Governo Federal também atue na busca de uma solução que beneficie os formiguenses.

 

Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: