Notícias

Câmara promove reunião para solicitar melhor atendimento a crianças com autismo no Município

Publicado em: 3 de março de 2022

Durante a reunião ordinária do dia 24 passado, o vereador Cabo Cunha solicitou à Mesa Diretora da Câmara que fossem convidados para uma reunião os secretários municipais de Educação e Saúde. O presidente, Marcelo Fernandes, acatou o pedido e promoveu o encontro na tarde de hoje, dando a mães de crianças com autismo a oportunidade de apresentarem demandas aos responsáveis pelas pastas.

Além de Marcelo e Cunha, estiveram presentes pelo Poder Legislativo o os vereadores Luciano do Gás, Joice Alvarenga e Luiz Carlos Tocão, e as assessoras de Osânia Silva, Sandra Mosquito, e Flávio Martins, Gislene Pinto. O Executivo enviou os secretários de Saúde, Leandro Pimentel, e Educação, Jaderson Teixeira, além de seu adjunto, Luiz Henrique Soares.

Um grupo de sete mães apresentou as dificuldades que enfrentam e as demandas para que seus filhos tenham uma qualidade de vida melhor. Entre as solicitações, estavam atendimento especializado na educação, profissionais de apoio nas salas de aula, capacitação das mães para acompanharem os filhos, neuropediatra para atendimento médico, terapeuta, fonoaudiólogo e exames (ressonância magnética com sedação).

Nas demandas voltadas à educação, Jaderson disse que o Cemap (Centro Municipal de Apoio à Aprendizagem) buscará meios de promover a capacitação dos pais e que a pasta estudará uma maneira de atender as demais solicitações. O secretário também declarou que o Cemap poderá ser ampliado para receber mais autistas.

Já o secretário de Saúde explicou que a pasta tem dificuldade para encontrar os profissionais solicitados, mas que também é um desejo do Executivo contratá-los e, por isso, continua a busca. Os vereadores disseram que contribuirão na procura por esses profissionais e que aguardam posicionamento da Secretaria de Saúde para agendar audiência pública para debater o tema.

Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: