Notícias

Câmara entrega “Comenda Educador Paulo Freire”

Publicado em: 1 de novembro de 2017

 

 

Em solenidade realizada na Câmara Municipal de Formiga, foi feita a entrega da “Comenda Educador Paulo Freire”, no dia 30 de outubro, em uma cerimônia de homenagens aos educadores que se destacaram na promoção de políticas, programas e projetos cujas contribuições e experiências foram relevantes para a educação de crianças, jovens e adultos.

Docente do Unifor, o prefeito Eugênio Vilela, recebeu do Legislativo a honraria especial e usou a Tribuna para falar de sua trajetória como professor.

Cada vereador escolheu um educador para ser homenageado com a “Comenda Educador Paulo Freire” e celebrar o Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro. A comenda é outorgada pela lei municipal 4517, de 20 de setembro de 2011, de autoria do vereador José Geraldo da Cunha.

 

Quem foi Paulo Freire

Paulo Reglus Neves Freire, nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife,  foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, um método de alfabetização dialético. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante; o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.

Confira o curriculum de cada homenageado:

Wilse Marques – Elizângela da Rocha

Elizângela Rocha é natural de Belo Horizonte, veio para Formiga logo no primeiro ano de vida. Ela é graduada em Letras e Tecnóloga em Marketing pelo Centro Universitário Unifor/MG. A homenageada é membro da Academia Formiguense de Letras, cadeira número 4, e é autora dos livros: “ Ilusório”, “As 7 vidas do gato” “Insônia” e a sua última obra, “Intimidade”. Em parceria com outros autores, já participou de mais de 15 coletâneas, incluindo o título “Letras”, “Os Sete Autores” e os livros da Academia de Letras. Elizangela também auxilia outros autores a publicarem seus livros: Editou livros dos autores Manoel Gandra, Cidinha Barbosa, Antônio dos Santos Damasceno e Raimundo de Paula Andrade. Além de poetisa, ela é compositora, e já participou de vários festivais de músicas defendendo suas canções. Em 2010 gravou o CD autoral intitulado “Entre Limites”. Por mais de 10 anos, esteve à frente da Revista “A Par”, sendo então, editora-chefe do periódico até o início do ano. Elizangela Rocha também foi coordenadora do Caderno Pedagógico Formigando direcionado a alunos do Ensino Fundamental, atualmente é proprietária da Casa Amarela Comunicação. É coordenadora dos Cursos Técnicos em Administração em Marketing, onde leciona as disciplinas de Gestão de Marketing, Empreendedorismo e Criação e Desenvolvimento de Empresas. A homenageada também leciona as disciplinas de Marketing e Administração no Projeto Jovem Aprendiz pelo Patronato São Luiz. Elizangela vai assumir neste mês a Assessoria de Comunicação do Consep (Conselho de Segurança Pública de Formiga).

 Cabo CunhaAna Paula Santiago

 Ana Paula Santiago formou-se em Letras em 1996. Professora de Língua Portuguesa há 20 anos. Em 1997, mudou-se para Belo Horizonte e começou a trabalhar no Colégio Tiradentes da Polícia Militar onde trabalhou por 3 anos. Durante esse período, fez seu primeiro Pós-Graduação em Leitura e Produção de texto na Uni-BH. Voltou para Formiga no ano de 2000, onde começou a lecionar em escolas estaduais com contratos e na escola municipal de Ponte Vila. Tempos depois, iniciou seu trabalho no Colégio Santa Terezinha, onde lecionou por vários anos e também ministrou aulas por 1 ano no Colégio de Aplicação. Fez seu segundo Pós-Graduação em Psicopedagogia e passou no concurso para Professora do Estado, iniciando na Escola Estadual Dr. Abílio Machado. Fez Mestrado na Unincor, em Três Corações durante 2 anos. Lecionou no Unifor-MG durante 7 anos, em 12 graduações. Iniciou um Doutorado em Portugal, na Universidade de UTAD, mas não concluiu, pois não conseguiu afastamento para tal. Atualmente, é Diretora da Escola Estadual Dr. Abílio Machado (Polivalente) desde 04 de janeiro de 2016.

Flávio Couto  Wirlene Maria de Almeida Abreu

Wirlene Maria de Almeida Abreu, casada com José Divino de Abreu, é mãe da pequena Pietra de Almeida Abreu, filha de Valdemar Alves de Almeida e Regina Adelaide de Almeida, reside na Rua Eva de Moura Mariano, no bairro Vila José Branco. Formada em Normal Superior pela UNIPAC (Universidade Presidente Padre Antônio Carlos), e pós-graduada em Docência do Ensino Superior pelo Prominas, atua como professora na rede Pública municipal de ensino há 15 anos, também já atuou na rede particular como professora por 6 anos, atualmente exerce o cargo de Diretora Escolar na Escola Municipal Miralda da Silva Carvalho.

 Marcelo Fernandes – Rosimeire Soares Costa

Rosimeire Soares Costa nasceu em Lagoa da Prata, mas reside em Formiga desde os 8 anos de idade. Professora há 17 anos, Rosimeire atualmente compõe o quadro de funcionários do Colégio Anglo em Formiga, lecionando para alunos do Mini maternal. Formou-se no antigo Magistério, onde foi licenciada para lecionar nas séries do Ensino Fundamental. Graduou-se no curso de Letras pelo UNIFOR e no curso de Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos. É Pós-Graduada em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade FINOM. Durante sua trajetória profissional, trabalhou no Educar – Centro Pedagógico durante 12 anos. Como professora da rede estadual de Ensino, permaneceu durante 9 anos consecutivos. Dentre tantas atividades, destaca a atuação na Escola da Penitenciária Regional de Formiga, Escola Maria Aparecida Costa de Resende, onde teve a oportunidade de contribuir com a educação, alfabetização e ressocialização de muitos detentos. Rosimeire considera a educação um importante canal transformador da sociedade e como professora, sente-se honrada em poder contribuir com seu município, influenciando vidas e acreditando sempre no poder transformador da Educação.

Piruca – Gisele Alves Pereira Oliveira

Gisele Alves Pereira Oliveira, casada, filha de Mariza de Fátima Alves Pereira e João da Silva Pereira, nasceu em Formiga. Formou-se no curso de Pedagogia com habilitação em Supervisão, Orientação e Docência, na Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, na cidade de Campo Belo MG. Em 2010, iniciou sua vida profissional como supervisora escolar da rede municipal de Educação de Formiga. Foi efetivada através de concurso público na cidade de Córrego Fundo, por onde trabalhou por quatro anos como professora da educação infantil do município. Ao mesmo tempo, atuou na rede municipal de educação de Formiga, sendo mais tarde, efetivada através de concurso público como professora dos anos iniciais. Pós-graduada, pela UNIFOR, em Libras e Ensino Inclusivo, também com diversos cursos na área de Educação Especial, atuou como interprete de LIBRAS na Escola Municipal Benedita Gomide Leite. Em 2014, através de concurso público, deu início a sua carreira na Escola Estadual Professor Tonico Leite, na rede Estadual de Educação, onde atua como professora dos anos iniciais até os dias de hoje. Atualmente, leciona no CEI Dalva Barbosa Pereira, na Educação Infantil, com bastante entusiasmo e dedicação.

Flávio MartinsRosane Aparecida da Silva

Rosane Aparecida da Silva, trabalha atualmente na Secretária Municipal de Educação no cargo de professora pedagógica. Trabalha desde de 2004 na rede municipal de ensino. Foi pedagoga por 3 anos, nas escolas municipais, Florêncio Rodrigues Nunes, na escola da zona rural de boa esperança e Frazões. Formou-se em pedagogia em 2003, fez pós graduação em psicopedagogia pela UNIFOR e gestão escolar pela UFMG. Foi diretora da escola municipal José Antônio Do Couto em na zona rural de Albertos, do centro de educação infantil Dercy Alves Praça e da escola municipal Benedita.

Mauro CésarRodrigo Vinícius Ferreira

Rodrigo Vinícius Ferreira é mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca/SP. Pós-Graduado em Treinamento Esportivo e graduado em Educação Física pelo Centro Universitário de Formiga em 2004. Atualmente é docente no UNIFOR/MG, no curso de Educação Física nas disciplinas de Cinesiologia, Biomecânica, Treinamento Esportivo, Ginástica de Academia, Supervisor de estágio no Laboratório de Cineantropometria.

 Rogerinho do Fórum que fez a entrega da homenagem da Vereadora Joice Alvarenga em virtude de sua licença maternidade –  Inêidina Sobreira

Inêidina Sobreira, é filha de Walter de Oliveira Salviano e Teresa Pedrita Salviano, casada com Marcelo Sobreia da Silva, mãe de Rodrigo Manoel, Flavio Henrique Saulo Vinicius e Marcela. Trabalhou na Empresa Bazar Guri de 1967 a 1973 e formou-se no Magistério pela Escola Estadual Jalcira Santos Valadão. É graduada em Letras, Portugues/Inglês – licenciatura plena pela Fundação Educacional de Formiga, e é especializada nos cursos: Didática em  Literatura Infantil: Fundação Educacional de Formiga – MG, Literatura: afetividade, arte e aprendizagem: Instituto de Educação, Belo Horizonte; Leitura e Produção de textos: Fundação Educacional de Formiga – MG; Construtivismo: Fundação Educacional de Formiga – MG; Curso de especialização em Língua Portuguesa –  Superitendência Regional de Ensino – Passos. É pós-graduada em Língua Portuguesa e Língua Portuguesa/Redação, Mestra em Educação Administração e Educação pela Universidade de São Marcos-SP. Inêidina coordenou o curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, de 2002 a 2004; foi Pró-reitora de Ensino do Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG, e com a extinção das Pró-reitorias, assumiu a Diretoria Geral de Ensino do UNIFOR-MG, cargo que ocupa, atualmente. É também membro do Conselho Deliberativo da Fundação Educacional Comunitária Formiguense – FUOM; membro do Conselho Superior de Normas e Diretrizes da Fundação Educacional Comunitária Formiguense – FUOM; membro do Conselho Universitário do UNIFOR-MG; e presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo / Vestibular do UNIFOR-MG.

 Sandrinho da Looping – Caludenice Rosa da Silva Souza

 Claudenice Rosa da Silva Souza, formiguense, filha de Etelvaldo Jóse da Silva e Maria de Lourdes da Silva. Formou-se no Magistério, Pedagogia e Psicopedagogia. Iniciou sua carreira como professora na rede particular de ensino e trabalhou como professora nos cursos de Pedagogia, Química e Ciências Biológicas do UNIFOR. Em 2002 ingressou na rede estadual de educação, atuando como Pedagoga / Supervisora Pedagógica, na Escola Estadual Professor Tonico Leite, onde a partir do ano de 2016 foi eleita pela comunidade escolar diretora desta instituição, cargo que ocupa até hoje. Claudenice atua na área da Educação Escolar no município de Formiga a mais de 20 anos.

 Sidney Ferreira – Geraldo Reginaldo de Oliveira

Geraldo Reginaldo de Oliveira, nasceu em Pimenta – MG. Teve sua formação educacional básica em Formiga. É licenciado em Educação Física – Pos Graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais e universidade católica de Minas Gerais; Cursou Mestrado em Educação pela Universidade de Franca- SP.  É Professor da Educação Básica; Professor Universitário de 1989 a 2017. Foi Secretário de Educação por 12 anos consecutivos na cidade de Formiga. Durante este período:

elevou os indicadores da  rede Municipal de ensino; resgatou a autonomia das escolas; implantou políticas públicas de valorização do servidor e ampliou oferta de vagas na educação infantil; deu ênfase ao atendimento Educacional Especializado com a construção do CEMAP  que era referência no Estado de Minas Gerais, e outras tantas ações importantes.

Homenageado Especial

Eugênio Vilela Júnior, docente do UNIFOR/MG para falar um pouco sobre sua trajetória na Educação. Eugênio é Administrador de Empresas; Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas. É Mestre em Administração. Possui experiência profissional como bancário, Analista de Recursos Humanos. Foi, também, Diretor do Unifor-MG, Coordenador do Curso de Administração. Professor das disciplinas Fundamentos de Administração, Planejamento Estratégico, Administração de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Marketing e Estética. Atua também como Consultor Empresarial, tendo serviços prestados em diversas empresas de Formiga e região. Eugênio exerceu também o mandato de vereador entre 2009 e 2012.

 

 

 

 

 

Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: