Câmara destina R$ 300 mil para a Santa Casa utilizar no enfrentamento à Covid-19

Publicado em: 31 de março de 2021

Anualmente, em caso de o Poder Legislativo não utilizar toda a verba disponível em seu orçamento, a sobra é devolvida ao Poder Executivo. Como a Câmara Municipal de Formiga é muito enxuta e responsável com o dinheiro público, normalmente devolve recursos no final do ano.

Neste ano, devido à pandemia de Covid-19 e o constante diálogo com a Santa Casa de Caridade e os responsáveis pela saúde no Município, a Mesa Diretora do Legislativo decidiu antecipar a devolução de R$ 300 mil economizados, objetivando a aquisição de equipamentos para salvar vidas.

Na tarde desta quarta-feira, dia 31, o presidente da Câmara, Flávio Martins, o seu vice-presidente, Marcelo Fernandes, e a primeira secretária, Joice Alvarenga, estiveram no gabinete do prefeito Eugênio Vilela entregando o cheque com a devolução do recurso.

A gestora executiva da Santa Casa, Myrian Coelho de Araújo, acompanhada do superintendente da instituição, Marcos Antônio Caetano, também estavam presentes na ocasião e explicaram que R$ 150 mil serão utilizados na aquisição de dois aparelhos de hemodiálise e um de osmose para a CTI de Covid-19. Os outros R$ 150 mil serão destinados para reativar a mini usina de oxigênio do hospital e ligá-la à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está sendo utilizada, exclusivamente, para atendimento de pacientes com Covid-19.

“A Mesa Diretora da Câmara tem muita responsabilidade no uso do dinheiro público. Por isso, antes de realizar qualquer devolução, procura saber as reais necessidades e as prioridades para o enfrentamento à Covid-19. Em contato com o secretário municipal de Saúde, Leandro Pimentel, e a direção da Santa Casa, fomos informados das necessidades do hospital e da UPA, já que a situação em Formiga se agravou. A devolução que realizamos hoje tem o objetivo de ajudar as autoridades de saúde no Município a salvar vidas, o que sempre será a nossa prioridade”, comentou Flávio.

Comissão de Saúde

A necessidade de reativar a mini usina de oxigênio também foi apresentada no relatório parcial da Comissão Especial de Saúde do Legislativo, composta por Marcelo Fernandes, Joice Alvarenga e Luiz Carlos Tocão. O documento foi entregue ontem à Mesa Diretora da Casa e ajudou na decisão de dar uma destinação ao recurso.