Câmara concede título de ‘Formiguense Centenário’ a Aduílio Gomes de Oliveira

Publicado em: 23 de dezembro de 2020

Anualmente, a Câmara Municipal de Formiga homenageia os formiguenses com idade igual ou superior a 100 anos com o título de “Formiguense Centenário”, instituído pela Lei Municipal nº 5394, de 24 de abril de 2019, de autoria do vereador Flávio Martins, que visa celebrar o Dia Mundial do Idoso. Na reunião do Legislativo ocorrida anteontem, dia 21, a honraria foi entregue ao ex-combatente da Segunda Grande Guerra Mundial Aduílio Gomes de Oliveira.

Aduílio nasceu em 23 de novembro de 1919, possui três filhos e três netos. Ingressou nas fileiras do exército em 1941, para prestar o serviço militar obrigatório, no 11º Regimento de Infantaria da cidade de São João Del Rey. No começo de 1942, deu baixa do exército por ter concluído o serviço militar obrigatório, sendo classificado como soldado reservista. No final de 1942, foi convocado para compor o efetivo inicial da Força Expedicionária Brasileira. Em 1943 e 1944, Aduílio participou de inúmeros treinamentos nas cidades de São João Del Rey e Rio de Janeiro, onde realizou o curso de formação de cabos. Embarcou para os campos de combate na Itália em agosto de 1944, retornando em setembro de 1945. De volta ao Brasil, o senhor Aduílio dedicou-se à agricultura e, após 35 anos da participação na Segunda Grande Guerra, todos os integrantes da Força Expedicionária Brasileira foram merecidamente reconhecidos e reintegrados à força, sendo o expedicionário Aduílio promovido ao posto de segundo tenente.

O homenageado recebeu o título acompanhado pelo chefe da instrução do Tiro de Guerra 04-030, subtenente Licielo Romero.