Câmara aprova projetos de lei que beneficiam os autistas

Publicado em: 22 de maio de 2019

Dois projetos de lei que beneficiam as pessoas autistas foram aprovados pela Câmara Municipal durante a reunião da segunda-feira passada, dia 20. Uma proposta institui em Formiga a Carteira de Identificação do Autista (CIA), enquanto a outra obriga a inserção do símbolo mundial de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas placas de atendimento prioritários no município.

Segundo o vereador Sidney Ferreira/PDT, autor das propostas, a CIA é “destinada a conferir identificação à pessoa diagnosticada com TEA e assegurar que todas as pessoas que possuem este transtorno tenham seus direitos garantidos”, que ainda explicou que, com a carteira, “será possível a agilização de atendimentos, diminuindo a burocracia, bem como o acesso às instituições administrativas públicas e privadas, evitando o constrangimento e a demora no atendimento, além do desgaste psicológico”.

Sobre a inclusão do símbolo mundial de conscientização do Transtorno do Espectro Autista nas placas de atendimento prioritários no município, Sidney ressalta que “deve-se garantir ao autista acessibilidade aos espaços públicos e privados com atendimentos que se amoldem as suas necessidades”. O vereador ainda observa que os autistas não conseguem permanecer horas nas filas de espera dos estabelecimentos em geral.