Câmara aprova padronização da construção e instalação de mata-burros

Publicado em: 31 de agosto de 2021

Os mata-burros construídos e instalados nas estradas rurais formiguenses terão de seguir um padrão. A Câmara Municipal de Formiga aprovou, na reunião ordinária de ontem, projeto de lei que determina que todos os mata-burros terão de seguir o mesmo modelo.

A proposta, aprovada por unanimidade, é de autoria do vereador Juarez Carvalho. Ela estabelece que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras, deverá formular e divulgar modelos padrão de mata-burros, sejam eles construídos em madeira, ferragem ou concreto armado. Além disso, em todo local de instalação, deverá ser resguardada uma passagem paralela para animais de criação.

O projeto autoriza a realização de parceria entre a comunidade rural e a Prefeitura, mediante termo de colaboração, para reforma ou construção dos mata-burros.

Ao justificar a apresentação do projeto, Juarez destacou que a padronização evitará a ocorrência de acidentes. “Através desse projeto de lei, espero contribuir em curto espaço de tempo para a diminuição e, a longo prazo, para uma possível eliminação total de acidentes ocorridos em mata-burros com o vão central existente”.

O projeto segue para o Poder Executivo, onde deverá ser sancionado ou vetado pelo prefeito.

Barraginhas

Outra ação observada pelo projeto é a construção de barraginhas. “Elas serão criadas de forma a receber o escoamento das águas de chuva das estradas, contribuindo ainda para o controle da erosão e propiciando a infiltração de água pluvial no terreno”, observa Juarez.

A proposta ainda destaca que o Município manterá convênio com a Emater para a prestação de suporte técnico na construção das barraginhas.