Notícias

Câmara aprova diretrizes para as ações de promoção da dignidade menstrual

Publicado em: 15 de junho de 2021

As mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, bem como as estudantes de escolas municipais, poderão receber absorventes higiênicos do Poder Executivo. Tal ação é prevista em projeto de lei aprovado ontem pela Câmara Municipal de Formiga, que dispõe sobre as ações de promoção da dignidade menstrual.

A proposta, de autoria das vereadoras Joice Alvarenga e Osânia Silva, visa a conscientização acerca da menstruação, especialmente no combate à precariedade menstrual, na promoção de atenção integral à saúde da mulher e aos cuidados básicos decorrentes da menstruação.

“Não reconhecer que as mulheres pobres têm direito aos meios adequados à sua higiene menstrual é admitir a supressão do princípio da dignidade humana e do direito à saúde das mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e estudantes formiguenses, que muitas vezes precisam faltar de aula por não possuírem absorventes. Assim sendo, o programa visa a prevenção de doenças, bem como da evasão escolar”, explicam as vereadoras autoras do projeto em mensagem que acompanha a proposta.

Para entrar em vigor, o projeto tem de ser sancionado pelo prefeito.

Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: