Câmara apoia o piso salarial para a enfermagem

Publicado em: 15 de setembro de 2022

Dezenas de trabalhadores da área da saúde estiveram, na manhã de hoje, na porta da Câmara Municipal de Formiga em manifestação em prol do piso salarial para enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

O presidente do Poder Legislativo, Marcelo Fernandes, acompanhou o ato, assim como o vereador Cabo Cunha. Após o discurso dos representantes dos trabalhadores, Marcelo convidou os presentes para adentrarem ao plenário da Câmara, onde afirmou que a Casa apoia os profissionais e está à disposição para fazer o que for possível para ajuda-los a ter êxito em suas reivindicações.

Os presidentes do Sintramfor (Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga) e do Sintessfor (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde Privados e Filantrópicos de Formiga), Natanael Alves Gonzaga e Paulo José de Oliveira, estavam à frente da manifestação. Na próxima segunda-feira, dia 19, durante a reunião ordinária da Câmara de Formiga, eles utilizarão a Tribuna do Povo para defenderem o piso salarial.

O piso salarial

O Congresso Nacional aprovou e o presidente sancionou a Lei 14.434/2022, que institui o piso salarial para enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Porém, em decisão monocrática, o ministro do STF Luís Roberto Barroso suspendeu a lei, após apresentação de ação direta de inconstitucionalidade pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde).

Agora, o tribunal analisa se mantém a decisão do magistrado. A votação vai até amanhã e o placar está em 5 a 3 a favor da suspensão.

FOTO: Lenir Campos/Alô Marketing