Audiência Pública para debater Crise Hídrica rende boas idéias

Publicado em: 6 de outubro de 2017

DSC 0079 1

Foi realizada em 05 de outubro, a Audiência Pública para debater a crise hídrica que assola o município de Formiga. Mais de 50 pessoas participaram. Foram convidadas 248 entidades, dentre associações de bairros, órgãos públicos municipais e estaduais, partidos políticos, escolas públicas e particulares, imprensa, clubes de serviço, entidades de classes, paróquias, igrejas evangélicas, instituições financeiras, centros comunitários, sindicatos, Prefeito Municipal, polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros, sindicatos e comunidade em geral.  A Audiência Pública foi solicitada pelo presidente da Comissão Especial de Meio Ambiente, o Vereador Sidney Ferreira, tendo em vista a gravidade da crise hídrica no município e a necessidade de desenvolver um plano de ações para que nos próximos anos, a população não padeça com a falta de água como vem acontecendo há algum tempo.

O vereador apresentou algumas propostas de ações efetivas a curto, médio e longo prazo que contemple o planejamento e execução  de novos empreendimentos e ações para garantir a segurança hídrica. “O problema vai além da captação, armazenamento e distribuição da água. Além destas medidas é necessário voltarmos a “produzir” água, com um projeto de recuperação de nossas nascentes e de reflorestamento. Precisamos um pacote de legislação que contemple a conscientização ambiental, incentivos fiscais a ações Sustentáveis, criação de um Selo Azul para empresas, e até mesmo que incentive o uso racional da água como a captação de águas das chuvas e reuso de águas servidas. Para isso, é necessário o envolvimento de todos os setores do poder público e da comunidade” disse o vereador.

DSC 0062

O professor José Ivo da Silva, coordenador do Programa Vida Nova Rio Formiga, apresentou a proposta do Programa Vida Nova Rio Formiga e as intervenções necessárias que tem o objetivo de implantar ações na sub-bacia do rio Formiga para aumentar a quantidade e melhorar a qualidade de suas águas. Uma cartilha como Programa completo foi entregue aos participantes e um vídeo com depoimentos positivos de produtores rurais que conseguiram recuperar nascentes foram exibidos.

A participação da comunidade foi fundamental para um debate produtivo com interjeições positivas feita pelos cidadãos Andreza Vilela, José dos Reis, ex Secretário de Gestão Ambiental, Jorge Zaidan; pelo Capitão Lúcio; pela representante do movimento Todos Por Formiga Natália Fernandes; Presidente da Associação dos Produtores Familiares, Fabrício; pelas produtoras rurais Sirlene e Elenice. Pelo jornalista Paulo coelho, pelo ambientalista Paulo José Oliveira, dentre outros.

O diretor do SAAE respondeu aos questionamentos, expôs as dificuldades e falou dos Projetos que o município está planejando

As sugestões serão analisadas para a elaboração de Leis e Programas que deverão compor o Plano de Ações. E, em breve, nova Audiência deverá ser convocada.

FONTE: ASSESSORIA VEREADOR SIDNEY FERREIRA