Notícias

Aprovado atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia

Publicado em: 24 de agosto de 2021

As pessoas que possuem fibromialgia podem ter atendimento preferencial em Formiga. Ontem, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, projeto de lei que obriga empresas públicas, concessionárias de serviços públicos e empresas privadas a conceder prioridade às pessoas que têm fibromialgia.

A proposta é de autoria do vereador Marcelo Fernandes, que, ao justificar a propositura, explicou que a fibromialgia causa “severas restrições à existência digna dos pacientes”, impactando na qualidade de vida dos mesmos.

“A fibromialgia é uma doença multifatorial, de causa ainda desconhecida, definida pelo renomado profissional Dráuzio Varela como uma: ‘Dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor’. Os principais sintomas que caracterizam a fibromialgia são dores generalizadas e recidivas, de modo que, às vezes, sequer é possível elencar onde dói, a sensibilidade ao toque, síndrome do intestino irritável, sensação de pernas inquietas, dores abdominais, queimações, formigamentos, dificuldades para urinar, cefaleia, cansaço, sono não reparador, variação de humor, insônia, falta de memória e concentração e até mesmo distúrbios emocionais e psicológicos, a exemplo dos transtornos de ansiedade e depressão”, relatou o vereador.

Além do atendimento, a pessoa que tem fibromialgia também terá direito a estacionar em vagas especiais.

Após aprovação pelo Poder Legislativo, o projeto segue para sanção do Executivo.

Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: