Alunos eleitos da “Michelândia” visitam a Câmara

Publicado em: 8 de abril de 2014

DSC04197

Na tarde desta segunda-feira (7), a Câmara Municipal recebeu a visita dos alunos do Colégio Santa Terezinha, eleitos como prefeito, vice-prefeito, juiz e vereadores que tomarão posse no próximo dia 9, da minicidade de “Michelândia”, um projeto que tem como objetivo oferecer aos alunos situações onde possam aprender de maneira concreta e lúdica os conceitos de cidadania (direitos e deveres), como conviverem em sociedade, conhecendo e respeitando a todos. A vista foi acompanhada pelo vereador Cabo Cunha e teve o objetivo de conhecer de perto o Legislativo de Formiga, suas funções e rotina.
   Para o presidente do legislativo, vereador Juarez Carvalho, a visita cumpre o papel do Legislativo em estar próximo a comunidade, integrando-se com as instituições de ensino, associações, fundações e movimentos sociais. Outras visitam podem ser agendadas na Administração Geral da Casa, pelo telefone 3329-2611.

DSC04181Vereador Cabo Cunha acompanhando a visita dos alunos

O Projeto

Em 2010 foi inaugurada a Michelândia, um espaço onde estudantes de 2 a 11 anos de idade usufruem de ambientes próprios à vivência e à realização de atividades educativas e recreativas. Na Michelândia, o aluno constrói seu conhecimento de maneira prazerosa e significativa. A Michelândia (nome escolhido em homenagem à Madre Teresa Grillo Michel, fundadora da congregação “Pequenas Irmãs da Divina Providência”), surgiu após parceria CST/COC. Depois de conhecer o projeto desenvolvido na minicidade COCLÂNDIA, situada em Ribeirão Preto, na Unidade Portugal, o CST sentiu-se atraído e motivado a implantar este projeto, com algumas modificações.
O trabalho a ser desenvolvido na MICHELÂNDIA tem como objetivo oferecer aos alunos situações onde possam aprender de maneira concreta e lúdica os conceitos de cidadania (direitos e deveres), como conviverem em sociedade, conhecendo e respeitando a todos.
Anualmente, partidos políticos são formados pelos alunos do Ensino Fundamental I, para disputar as eleições na Michelândia. As inscrições são realizadas na sala da coordenação, mediante apresentação de um plano de governo. Cada partido deve ter um candidato a prefeito, vice e vereador. Os candidatos a prefeito e vice são alunos do 5º ano e os candidatos a vereador são alunos do 1º ao 5º ano. Os vereadores são eleitos nas salas, sendo que, cada turma, terá seu representante. No dia da eleição geral, é escolhido entre os vereadores, o presidente da Câmara. Os candidatos realizam campanhas, elaboram planos de governo para o mandato que será exercido no ano letivo, além de participarem da divulgação de suas propostas de governo aos eleitores, alunos do 1º ao 5º ano. No dia da eleição o voto é depositado nas urnas e o título de eleitor deve ser apresentado. Os eleitos têm mandato de um ano e participam de todas as atividades da Prefeitura e da Câmara da minicidade. Mensalmente, as autoridades da Michelândia reúnem-se para trocar ideias e propor melhorias para a minicidade. Todos participam com entusiasmo e comprometimento, apoiando e acompanhando integralmente todas as ações propostas, sendo políticos responsáveis e que atuam em todos os procedimentos, tornando-se modelos de gestão pública. Neste ano tivemos a escolha do Juiz de Direito da Michelândia, completando as três esferas do poder municipal: temos o Poder executivo, representado pelo Prefeito, o Poder legislativo, representado pelos vereadores e o Poder Judiciário, representado pelo Juiz de Direito.