Notícias

22 de Março: Dia Internacional da Água

Publicado em: 22 de março de 2023

Água: Ela não pode faltar, mas a gente não pode desperdiçar!

No dia mundial das águas, gostaríamos de refletir e lembrar como é importante o município de Formiga ter inciativas relevantes e reconhecidas no cenário regional, por ações de conservação de solo, proteção de nascentes, melhoria da qualidade e da quantidade de águas. O principal manancial que nos dá de beber, nasce na Região do Morro Cavado, vira o Córrego Manuel do Reis, junta-se com o Ribeirão Morro das Pedras e o Córrego da Barra Mansa, encontram-se às margens da BR-354 e formam o Rio Formiga que abastece toda a cidade. Essas são as nossas águas superficiais.

Desde os anos de 2000, a administração pública municipal, apoiou e foi parceira durante a construção de mais de 800 barraginhas –  estrutura, que nada mais é do que uma bacia escavada no solo, se tornou uma alternativa simples, barata e eficaz para armazenar água da chuva. Essas barraginhas são revestidas com a tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo. Elas são construídas em terraços de nível para o fortalecimento das nascentes. Com isso, essas sub-bacias do Rio Formiga, estão situadas na Região de Morro Cavado, Padre Trindade e Morro das Pedras. As bacias além de produzir grande quantidade de alimentos, sustentam o nosso povo.

Uma outra iniciativa em favor das águas no solo formiguense é o Programa Vida Nova Rio Formiga. Foi idealizado a partir da crise hídrica de 2014. Aprovado pela Lei Municipal 5082/2016, de 11 de janeiro de 2016 e com o Decreto nº 7122, de 18 de agosto de 2017. O Programa tem como meta criar projetos e conseguir financiamentos para revitalizar, em 10 anos (2017/2027), a sub-bacia do Rio Formiga. Ele é gerenciado por entidades e órgãos públicos, e é liderado pelo Ministério Público.

O grupo de parceiros não é fechado: ele é dinâmico e aberto à participação de quaisquer entidades ou órgãos públicos e privados que estejam dispostos a lutar juntos na causa que é de todos: a recuperação das águas da sub-bacia do Rio Formiga.

A Câmara Municipal de Formiga também abraçou essas ideias. Os parlamentares apoiaram e apoiam sempre e qualquer espécie de defesa das águas, em especial, para o bem do solo formiguense.

 

 

A favor das águas

O Projeto Piloto Santuário das Águas, implementado em 2015, com recursos do MPMG, viabilizado pela ARPA – Associação Regional de Proteção Ambiental cuidou da revitalização do Corguinho Quebradeira, na sub-bacia do Formiga com mais de 30 barraginhas construídas, estradas internas recuperadas e drenadas, terraços em nível e cercamento de nascentes.

O Projeto Terra das Águas, implementado pelo SAAE e o UNIFOR/MG, no decurso dos últimos anos, também realizou diversas ações de preservação, conservação e infiltração de águas pluviais para a produção de água. O PSA – Pagamento por Serviços Ambientais, implementado pelo SAAE e projeto de incentivo da Agência Nacional das Águas – ANA, estará em breve garantindo aos agricultores daquela região, o ressarcimento pelos cuidados que tem/ou tiverem com as águas e a produção responsável de alimentos para o homem, os animais, a fauna e a flora.

No Dia Mundial das Águas, vale refletir: 70% do que somos é água. 70% dos alimentos vem da Agricultura Familiar do nosso município, que direta ou indiretamente, chega às nossas mesas através da feira livre, dos mercados locais ou da CEASA. TODA a água que abastece as nossas casas, nascem e morrem no nosso município. Cuidemos delas!

 

 

Texto; Vitória Ramos e Comunicação CMF

Acessibilidade
%d blogueiros gostam disto: